Chefe da ONU diz que resultado da COP 30 foi “decepcionante”

Secretário-geral criticou avanços lentos, mas reforça que multilateralismo ainda funciona.

Author
Publicado em 04/12/2025 às 10:40h - Atualizado 6 minutos atrás Publicado em 04/12/2025 às 10:40h Atualizado 6 minutos atrás por Wesley Santana
ONU é responsável pela organização do evento, embora a sede fique a cargo de cada nação (Imagem: Shutterstock)
ONU é responsável pela organização do evento, embora a sede fique a cargo de cada nação (Imagem: Shutterstock)

Duas semanas depois do fechamento da COP 30, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) comentou sobre o evento realizado em Belém (PA). Segundo António Guterres, o resultado foi “decepcionante”, mas mostrou que o multilateralismo ainda funciona.

As palavras dele vieram no contexto de um evento realizado pela Reuters em Nova York. “Tenho sentimentos contraditórios em relação à COP”, continuou ele, destacando as negociações que foram realizadas pelos países.

“Por um lado, acho que é notável que, com os Estados Unidos fazendo campanha contra e a indústria de combustíveis fósseis claramente determinada a garantir que as coisas não avançassem… com todos esses movimentos contra, foi possível chegar a um acordo e isso mostra que o multilateralismo funciona”, disse ele na Reuters Next.

Leia mais: COP30: Veja como ficou o acordo final da COP de Belém

Essa foi a primeira vez que os EUA não enviaram representantes ao evento que discute as mudanças climáticas no mundo. A nova postura adotada pelo presidente dos EUA é de não se envolver neste tema ou, em muitos casos, negar as mudanças climáticas e os desafios enfrentados, sobretudo, pelos países do Sul Global.

A COP 30 foi realizada em Belém, na metade de novembro, quando milhares de representantes de países e empresas estiveram envolvidos nas discussões que permeiam o tema. Foram fechados vários acordos sobre financiamentos climáticos, mas os países não chegaram a um consenso sobre a paralisação do uso de combustíveis fósseis.

"A gente conseguiu dar passos firmes no multilateralismo climático nesta COP. A comunidade internacional chegou em Belém, veio para Belém, trouxe uma solidariedade muito grande com todos nós e conseguiu aprovar 29 textos. Conseguir consenso com 195 países, neste momento da geopolítica, num tema que a gente sabe que não tem consenso no mundo, que é a mudança do clima. Então, eu acho que esse é um grandíssimo legado da COP 30", afirmou Ana Toni, diretora-executiva da COP 30.