Casa Branca rebate fala de Lula: "Trump é líder do mundo livre"

Em entrevista à "CNN Internacional" Lula afirmou que Trump não foi eleito para ser "imperador do mundo".

Author
Publicado em 17/07/2025 às 16:03h - Atualizado 23 horas atrás Publicado em 17/07/2025 às 16:03h Atualizado 23 horas atrás por Elanny Vlaxio
A fala foi feita nesta quinta-feira (17) (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Nesta quinta-feira (17), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, "não está tentando ser o imperador do mundo". A declaração foi feita em reação a uma fala do presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista à "CNN Internacional", Lula afirmou que quer independência em relação aos Estados Unidos e defendeu liberdade nas relações comerciais globais. O presidente também declarou que Trump não foi eleito para ser "imperador do mundo". 

"Não podemos deixar o Presidente Trump esquecer que ele foi eleito para governar os EUA. Ele não foi eleito para ser o imperador do mundo", afirmou Lula em entrevista à jornalista Cristina Amanpour. Leavitt respondeu a questionamentos sobre a fala de Lula durante uma entrevista coletiva destacando que Trump é líder do mundo livre. 

Leia também: Lula reage a Trump e diz que vai taxar big techs americanas

💬 "O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente", disse. 

Ela também destacou que há uma investigação comercial em curso contra o Brasil em um órgão do governo americano. Conforme afirmou, as regulações digitais adotadas pelo país e a “fraca proteção à propriedade intelectual” prejudicam companhias norte-americanas.

"Além disso, a tolerância do país com o desmatamento ilegal e outras práticas ambientais coloca os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos — que seguem padrões ambientais melhores — em desvantagem competitiva", disse. 

🗨️ Horas antes da declaração da Casa Branca, Lula afirmou que taxará grandes empresas digitais americanas. “Não aceitamos que ninguém se meta nos nossos assuntos internos. Vamos responder como democratas: cobrando imposto das empresas americanas digitais”, afirmou.