Carrefour (CRFB3): Vendas sobem 2,5% no 1º tri, para R$ 27,8 bi
Resultado foi impulsionado pela alta da inflação e bom desempenho das lojas do Atacadão.
O Carrefour Brasil (CRFB3) teve um prejuízo líquido de R$ 795 milhões em 2023. O resultado contrasta com o lucro líquido de R$ 1,73 bilhão registrado em 2022 e reflete o plano de reestruturação da companhia, que prevê o fechamento de 123 lojas no Brasil.
🛒 A rede de supermercados fez uma revisão completa de seus ativos em 2023, "a fim de maximizar o retorno dos ativos existentes e otimizar a alocação de capital". Por isso, em novembro de 2023 decidiu vender ou fechar 123 lojas consideradas "estruturalmente não rentáveis".
De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (19), 11 supermercados foram fechados ainda em 2023e mais 93 lojas de varejo foram fechadas até o final de janeiro de 2024. Outras 19 lojas serão fechadas até o segundo trimestre de 2024 e a bandeira Todo Dia sairá do portfólio do grupo até meados do ano.
Leia também: Carrefour (CRFB3): Cargos de Abílio Diniz ficarão vagos por enquanto
"Com o fim da operação dessas lojas, esperamos adicionar aproximadamente R$ 200 milhões de EBITDA por ano (recorrente), uma vez que essas lojas estão em déficit operacional. Adicionalmente, esperamos vender os imóveis de 40 dessas 123 lojas, captando caixa adicional que deverá compensar o impacto negativo das iniciativas de desmobilização no caixa", afirmou o Carrefour.
💰 O primeiro impacto dessa estratégia, contudo, foi negativo, pois o Carrefour registrou R$ 327 milhões em despesas de desmobilização e R$ 524 milhões em impairment (valor recuperável) nas demonstrações financeiras do quarto trimestre de 2023. O resultado foi um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no período, frente a um lucro de R$ 426 milhões no mesmo trimestre de 2022.
O Carrefour afirma, então, que o resultado líquido ajustado, que desconsidera as receitas e despesas não recorrentes, proporciona uma visão mais clara do lucro líquido recorrente da companhia.
Neste caso, o Carrefour teve um lucro líquido ajustado de R$ 520 milhões no quarto trimestre e R$ 386 milhões no consolidado de 2023. Ainda assim, os resultados são inferiores aos de 2022.
A queda foi de 5,4% no trimestre e de 78,8% no ano, pois o Carrefour teve um lucro líquido ajustado de R$ 550 milhões no quarto trimestre e R$ 1,82 bilhão no consolidado de 2022.
O Carrefour registrou vendas líquidas de R$ 103,9 bilhões no acumulado de 2023. O resultado é 6,7% maior que o de 2022, mesmo diante da tendência de queda dos preços dos alimentos. Com isso, as receitas totais do grupo subiram 6,8%, para R$ 109,8 bilhões.
As despesas, contudo, saltaram 15% em 2023, para R$ 15 bilhões. Por isso, o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado caiu 13,7%, para R$ 5,7 bilhões. A margem Ebitda recuou de 6,8% em 2022 para 5,5% em 2023.
Resultado foi impulsionado pela alta da inflação e bom desempenho das lojas do Atacadão.
Empresa negociou diminuição de até 4% ao ano em taxas de juros