FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
📊 O calendário econômico nesta primeira semana de dezembro de 2024 será marcado por dois eventos principais que devem mexer com o mercado financeiro: o PIB do Brasil e o payroll dos Estados Unidos.
Primeiramente, a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro referente ao terceiro trimestre de 2024 acontece nesta terça-feira (3), por volta das 9h, no horário oficial de Brasília.
Embora o mercado aguarde os números do passado, que dão uma ideia de como anda a economia brasileira, fato é que já há uma precificação mais sombria para o resultado em 2025.
Para os economistas da Ativa Investimentos, a projeção de crescimento do PIB no próximo ano é de apenas 1%, devido à intensificação da crise de confiança fiscal.
"Caso o governo não adote medidas fiscais mais robustas, uma eventual recessão em 2026 e 2027 não pode ser descartada. Se 2024 parece cada vez mais com 2013, os anos que se seguiram — marcados por forte desaceleração econômica e recessão profunda em 2015-2016 — tornam-se um paralelo preocupante", escrevem os economistas Étore Sanchez, Guilherme Sousa e Matheus Alexadre, na carta macro.
Na sequência, a apresentação da folha de pagamentos (payroll) dos EUA referente a novembro de 2024 ocorre na sexta-feira (6), dando uma ideia ao mercado de como estão ritmo de criação de postos de trabalho na maior economia do planeta e pistas de como pode ficar a velocidade do ciclo de corte de juros americano.
➡️ Leia mais: Agenda de dividendos em dólar: 81 empresas nos EUA pagam na 1ª semana de dezembro
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano