Brasil vai mapear riquezas minerais após interesse dos EUA

O país possui a segunda maior reserva conhecida desses elementos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Author
Publicado em 28/07/2025 às 14:50h - Atualizado 9 horas atrás Publicado em 28/07/2025 às 14:50h Atualizado 9 horas atrás por Elanny Vlaxio
A decisão chega dias antes das tarifas dos EUA entrarem em vigor (Imagem: Shutterstock)

Nesta segunda-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que pediu ao seu governo um levantamento completo e atualizado das riquezas existentes no solo e subsolo do Brasil. Segundo ele, apenas 30% do potencial mineral brasileiro já foi identificado.

🗣️ “Estamos construindo uma comissão ultra especial que faça um levantamento de todo o tipo de riqueza que o Brasil tem no solo e no subsolo. Temos 70% do nosso território e das riquezas brasileiras que não foram pesquisadas […] Se esse mineral é crítico, eu vou pegar ele pra mim. Por que eu vou deixar para outro país explorar?”, disse durante cerimônia, no Rio de Janeiro.

Segundo Lula, empresas interessadas na exploração de terras raras precisarão seguir as diretrizes estabelecidas pelo governo. “Temos que dar autorização para as empresas pesquisarem, sob nosso controle. A hora que a empresa achar algo, ela não pode vender sem que ela converse com o governo. Porque aquilo é nosso”, disse.

Interesse dos EUA e tensão com o Brasil

Raul Jungmann, presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), declarou na última semana que Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada dos EUA (Estados Unidos) no Brasil, voltou a demonstrar o interesse do governo norte-americano nos MCEs (minerais críticos e estratégicos) brasileiros. 

Em resposta, Lula afirmou que “aqui ninguém põe a mão” e destacou a importância de preservar a soberania brasileira. “Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, disse.

💬 Os minerais críticos e estratégicos são utilizados na tecnologia de ponta, em chips para celulares, computadores e na transição energética. O Brasil possui reservas de recursos como nióbio, lítio, grafite, cobre, urânio e cobalto, além disso, o país possui a segunda maior reserva conhecida desses elementos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Leia também:  Tarifas entram em vigor em 1º de agosto, diz secretário de Trump

Os EUA miram os minerais críticos do Brasil em meio a uma tensão motivada pela decisão do país norte-americano de impor uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. A medida entra em vigor nesta sexta-feira, 1º de agosto.

O presidente Lula já afirmou que o presidente norte-americano não está disposto a discutir a tarifa. Trump, inclusive, voltou a falar das taxas e declarou que as tarifas de 50% foram direcionadas a países com os quais os Estados Unidos mantêm relações “não muito boas”.

💭 Lembrando que a missão oficial do Senado, composta por oito senadores, iniciou nesta segunda-feira (28). O objetivo dos parlamentares é estabelecer diálogos para o fim da tarifa de 50% para o Brasil. O cronograma prevê encontros até a próxima quarta-feira (30).