Brasil e Japão avançam em negociações sobre exportação de carne bovina

Japão vai enviar missão técnica para avaliar o sistema brasileiro de saúde animal.

Author
Publicado em 26/03/2025 às 06:40h - Atualizado 5 dias atrás Publicado em 26/03/2025 às 06:40h Atualizado 5 dias atrás por Marina Barbosa
Exportação de carnes é um dos principais objetivos da viagem de Lula ao Japão (Imagem: Shutterstock)

Os exportadores brasileiros de carne bovina e suína, a exemplo de JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3), estão mais perto de obter acesso ao mercado japonês.

🔎 O Japão concordou nesta terça-feira (25) em enviar uma missão técnica para avaliar o sistema brasileiro de saúde animal.

A visita é um "passo essencial" para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira e para a ampliação do acesso da carne suína, que atualmente é restrita ao estado de Santa Catarina, segundo o governo brasileiro.

A missão sanitária foi acertada em reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Taku Eto.

O compromisso era um dos principais objetivos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão. Afinal, o mercado japonês representa uma oportunidade bilionária para os produtores e exportadores de carne brasileira.

💲 O Japão importa cerca de 80% da carne bovina que consome, o equivalente a cerca de US$ 4 bilhões ao ano. Contudo, cerca de 80% desse volume vêm de apenas dois países: Estados Unidos e Austrália. Por isso, o Brasil vem tentando há anos furar essa bolha.

"São mais de 20 anos de negociações, que estavam paradas há cinco. Agora, vemos que, com essa visita, as coisas começam a avançar, principalmente pela evolução sanitária do nosso rebanho", afirmou o presidente do Conselho da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Renato Costa.

Ainda não se sabe, contudo, quando será realizada a inspeção japonesa no Brasil.

Carne de frango

🐔 Brasil e Japão também acertaram nesta terça-feira (25) a regionalização do CSI (Certificado Sanitário Internacional) para influenza aviária por município.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, isso significa que eventuais restrições de exportação de carne de frango e ovos ficam limitadas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais ao estado como um todo.

"Essa medida garante maior segurança e previsibilidade nas exportações de carne de frango brasileira para o Japão, beneficiando produtores e fortalecendo a relação comercial entre os dois países", disse o ministro Carlos Fávaro.