21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A partir desta segunda-feira (3), os brasileiros poderão pagar boletos utilizando o sistema Pix. A nova funcionalidade permite que as transações sejam quitadas quase que instantaneamente, diferente do que acontece com o código de barras.
📄 A possibilidade surge com o chamado boleto dinâmico que insere um QR Code no documento a ser pago. Desta forma, o usuário pode escolher a maneira que deseja quitar sua fatura.
“Assim, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos", disse o Banco Central em comunicado oficial.
A autarquia ainda deve definir quais os tipos de boletos que estarão obrigados a apresentarem essa função, mas qualquer empresa já pode oferecê-la aos seus consumidores. As empresas de telefonia e os bancos, por exemplo, já costumam disponibilizar as duas versões do boleto para seus clientes.
📊 Leia mais: Brasil lidera ranking de juros reais após corte na Argentina; veja a lista
"A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte", disse o BC.
Em razão da demora na compensação do boleto, no ano passado, o órgão já havia anunciado mudanças que agilizavam os pagamentos via boleto. No entanto, mesmo assim, o código de barras vem perdendo espaço para o Pix que se tornou o meio de pagamento mais usado no país.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano