Boa Safra (SOJA3): BB Investimentos vê ação subindo quase 70% até 2025

Para o banco, Boa Safra tem "situação diferenciada de seus pares", mas "preço corrente da ação não reflete o valor justo da companhia".

Author
Publicado em 08/10/2024 às 16:10h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/10/2024 às 16:10h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Boa Safra atua na produção de sementes (Imagem: Shutterstock)

Embora passe por um momento delicado, o agronegócio ainda reserva boas oportunidades para os investidores. As ações da Boa Safra (SOJA3), por exemplo, têm potencial para subir quase 70% até 2025, segundo o BB Investimentos. Por isso, entraram na lista de recomendações do banco.

📈 Em relatório divulgado nesta terça-feira (8), o BB Investimentos recomendou a compra das ações da Boa Safra e fixou o preço-alvo do papel em R$ 20,80 para o fim de 2025. Isto é, um potencial de valorização de 68% em relação ao fechamento de segunda-feira (7), quando a ação terminou o pregão cotada a R$ 12,37.

"O preço corrente da ação não reflete o valor justo da companhia, o que abre um potencial de valorização interessante", argumentou o BB Investimentos, em relatório assinado pela analista Georgia Jorge.

"Situação diferenciada de pares"

🌱 A Boa Safra atua na produção de sementes e, na avaliação do banco, tem reportado resultados positivos, apesar de o setor de insumos agrícolas estar passando por um "momento mais hostil" em virtude de desafios como a alta dos preços dos insumos, a queda dos preços das commodities e os efeitos da seca na safra.

Além disso, o BB Investimentos chamou atenção para o potencial de crescimento da empresa, por meio da expansão da área plantada, do aumento da capacidade instalada, da exploração de novas culturas e do investimento em novos projetos.

"Ainda que o cenário de curto prazo seja mais desafiador, vemos a Boa Safra em uma situação diferenciada de seus pares", destacou o banco, que apresentou duas razões principais para esta avaliação:

  • disponibilidade de caixa e alavancagem financeira baixa, que coloca a empresa em uma posição confortável para manter os investimentos acelerados e ou até mesmo se aproveitar de oportunidades de M&A que venham a surgir;
  • aumento da importância dada, por parte dos produtores rurais, aos investimentos em sementes de qualidade para elevar a produtividade da lavoura e contribuir para equalizar suas contas em um momento de queda nos preços das commodities.

Leia também: Raízen (RAIZ4) assina acordo de investimento bilionário em ‘novo combustível'

Dividendos

💰 Diante disso, o banco ainda vê potencial para a Boa Safra ampliar a distribuição de dividendos para os seus acionistas.

A expectativa é de que a companhia distribua cerca de 30% do lucro até 2027 e eleve esse percentual depois disso, "diante do aumento na geração de caixa da companhia, que deve permitir desembolso suficiente tanto para os investimentos projetados, como para a distribuição de lucros via juros sobre capital próprio".

"A Boa Safra Sementes representa uma oportunidade interessante para os investidores que buscam uma empresa sólida e inovadora no setor agrícola, e bem-posicionada para manter um crescimento sustentável e rentável nos próximos anos em um mercado promissor", concluiu a analista Georgia Jorge.