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O Ministério da Previdência Social, em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e os Correios, anunciou na última segunda-feira, 14, a expansão do serviço de solicitação do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio do Atestmed. A partir de agora, 2,6 mil agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas a receber os requerimentos dos segurados no Balcão Cidadão.
💲 O Atestmed, ferramenta que substitui a perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em benefícios de curta duração, como o auxílio-doença, terá sua abrangência ampliada. Essa expansão, do INSS com o Correios, se soma às 1,6 mil unidades do sistema, ao aplicativo "Meu INSS" e à Central 135. Nesses locais, um funcionário se encarregará de digitalizar a documentação e inseri-la no sistema do INSS.
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O benefício por incapacidade temporária representa a maior parte dos benefícios concedidos pelo INSS, correspondendo a 78,66% do total. Desde a reformulação do Atestmed em julho de 2023 até setembro de 2024, foram registrados 4.055.181 pedidos por meio dessa plataforma, dos quais 2.034.867 foram aprovados.
💰 Alternativamente, os segurados podem iniciar o processo de solicitação por telefone, através da Central 135, e concluir a entrega da documentação exigida em uma agência dos Correios no prazo de cinco dias. “A parceria visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento”, dise o INSS em nota à imprensa.
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