BCE mantém taxa de juros em patamar recorde; confira

BCE reiterou que está concentrado em garantir que a inflação retorne à sua meta de médio prazo de 2%

Author
Publicado em 25/01/2024 às 12:26h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/01/2024 às 12:26h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

🌍 O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua taxa básica de juros no patamar recorde de 4%. A informação foi divulgada em comunicado, nesta quinta-feira (25).

📈 O nível de 4% para a taxa de referência de custos de empréstimos na zona do euro é o maior desde que o BCE foi criado.

“A tendência de queda da inflação subjacente continuou, e os aumentos anteriores da taxa de juros continuam sendo transmitidos com força para as condições de financiamento”, informou o BCE em comunicado.

Veja também: PIB dos EUA avança acima de estimativas, a 3,3% no 4º trimestre

O BCE reiterou que está concentrado em garantir que a inflação retorne à sua meta de médio prazo de 2%.

"Com base em sua avaliação atual, o Conselho do BCE considera que as taxas de juros básicas do BCE estão em níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, darão uma contribuição substancial para esse objetivo”, informou o banco central.

FMI diz que é cedo para cortes agressivos de juros por BCs

Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, na semana passada, a primeira vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, disse que é muito cedo para ter uma posição conclusiva sobre o nível de cortes de juros pelos bancos centrais neste ano. As informações são da "Agência Estado".

Segundo Gopinath, o combate a inflação ainda não chegou ao fim e, por isso, os cortes nos juros ainda não devem ser agressivos.

🗣️ "Os mercados estão esperando que os bancos centrais reduzam as taxas de forma bastante agressiva - acho que é um pouco prematuro chegar a essa conclusão", disse Gopinath durante um painel de discussão em Davos.