BC Protege: novo sistema para bloquear contas falsas já soma 150 mil ativações

Usuários podem ativar proteção online e visualizar quais instituições consultaram seu CPF ou CNPJ.

Author
Publicado em 03/12/2025 às 13:03h - Atualizado 10 minutos atrás Publicado em 03/12/2025 às 13:03h Atualizado 10 minutos atrás por Wesley Santana
Usuários poderão bloquear abertura de contas para evitar golpes (Imagem: Shutterstuck)
Usuários poderão bloquear abertura de contas para evitar golpes (Imagem: Shutterstuck)

Na última segunda-feira (1º), o Banco Central lançou uma plataforma virtual para garantir a segurança dos dados financeiros da população. O BC Protege impede a abertura de contas em nome de brasileiros sem que haja autorização expressa.

Em apenas dois dias de lançamento, o BC Protege já foi ativado por quase 150 mil pessoas, conforme dados atualizados do BC. No entanto, houve quase 2 milhões de acessos de instituições financeiras ao sistema para checar se os correntistas tinham ativado a trava de proteção.

O objetivo do novo programa é oferecer proteção contra golpes e impedir que criminosos usem o nome de terceiros para abrir contas laranjas. A ativação do serviço é feita por meio da internet, usando o cadastro na conta Gov.br.

Leia mais: Nubank (ROXO34) vai pedir licença para operar como banco no Brasil

A ativação do serviço está disponível para pessoas físicas ou jurídicas de forma gratuita, e serve para quase todos os tipos de contas bancárias. O único requisito é ter nível prata ou ouro no sistema do governo federal para prosseguir com o bloqueio.

"O BC Protege+ vai ao encontro de uma demanda da sociedade e reforça o compromisso do BC em garantir mais segurança e transparência para os cidadãos em suas interações com o sistema financeiro", destaca Maria Clara Roriz Haag, do Departamento de Atendimento Institucional (Deati) do BC.

Ela explica que o sistema também permite que o usuário visualize quais instituições consultaram o CPF ou CNPJ nos últimos dias, além do motivo da consulta. Essa informação fica disponível na aba “Histórico de Consultas”.

“É importante destacar que a ativação da proteção não é automática. Os cidadãos, que desejarem ativar o serviço, deverão acessar o BC Protege+ e fazer essa opção. A jornada é simples e intuitiva, e o serviço é on-line, portanto, a ativação ou a desativação tem efeito imediato no sistema”, explica Haag.