Às vésperas das eleições na Rússia, morre principal opositor de Putin

Alexei Navalny era conhecido por expor corrupção em altos cargos do governo e por incitar manifestações de oposição

Author
Publicado em 16/02/2024 às 11:22h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/02/2024 às 11:22h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Alexei Nalvany - Foto: reprodução

⚰️ Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin, morreu em penitenciária, nesta sexta-feira (16). Em 2020, o crítico do Kremlin já havia ganhado manchetes globais por ter sido envenenado.

A morte de Navalny antecede em cerca de um mês as eleições na Rússia, marcadas para 17 de março, quando Putin poderá concorrer ao quinto mandato. Se ganhar, ficará no poder até 2030, pelo menos.

Durante muito tempo, Alexei expôs corrupção em altos cargos do governo na Rússia, fazendo campanhas contrárias ao partido no poder. Também orquestrou parte dos maiores protestos de oposição dos últimos anos.

Ele retornou à Rússia da Alemanha em 2021 e foi rapidamente preso por acusações que rejeitou, sob o pretexto de motivação política. 

O serviço penitenciário federal russo disse em comunicado que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada. Segundo a Associated Press, uma ambulância chegou para tentar reanimá-lo, mas não conseguiu.

No entanto, não houve confirmação imediata da morte de Navalny e o governo russo afirma não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou estar "profundamente entristecido e perturbado" pelos relatos da morte de Navalny e exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.