Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu de forma positiva após o tarifaço de Donald Trump, segundo pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).
📊 De acordo com o levantamento, a aprovação ao governo Lula estava em queda desde o início do ano, mas subiu de 40% para 43% entre maio e julho. Com isso, o índice de desaprovação recuou pela primeira vez em um ano, passando de 57% para 53%.
Em relação à avaliação do governo, a melhora foi mais sutil, mas também existiu. Isso porque a quantidade de brasileiros que avalia o governo de forma negativa caiu de 43% para 40%, enquanto a avaliação positiva subiu de 26% para 28% e a regular manteve-se em 28%.
Em ambos os critérios, os brasileiros que não souberam ou não responderam somam 4%. A Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Leia também: Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil
A leve melhora na aprovação do governo Lula ocorre na esteira da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifar em 50% os produtos brasileiros.
💲 Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 79% dos brasileiros acham que a tarifa vai prejudicar sua vida e 53% acreditam que Lula está certo em reagir com reciprocidade às tarifas de Trump.
Além disso, 72% disseram que Trump estava errado ao taxar os produtos brasileiros por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil e 57% disseram que o presidente americano não tem direito de criticar o processo em que Bolsonaro é réu.
Bolsonaro é réu em um processo que avalia a tentativa de um golpe de Estado no Brasil em 2022, mas vem sendo defendido por Trump, inclusive na carta em que o presidente americano anunciou a taxação dos produtos brasileiros.
🗳️ Diante disso, 22% dos brasileiros acreditam que este processo foi a verdadeira razão das tarifas. Outros 26%, no entanto, citam o fato de Lula ter criticado Trump na Cúpula do Brics como o motivo do tarifaço.
Veja também o que os brasileiros disseram quando questionados sobre "Qual lado está fazendo o que é mais certo nesse embate?":
A avaliação da maioria dos brasileiros (84%), no entanto, é de que governo e oposição deveriam se unir em torno da defesa do Brasil neste caso.
O levantamento também revelou que a tarifa de Trump ainda não influencia de forma significativa as intenções de voto dos brasileiros. É que 53% dos brasileiros não viram influência nesse sentido e a mesma quantidade disse ter mais vontade de votar em Lula ou em Bolsonaro depois da tarifa: 19% para cada.
Veja a análise dos dados pelo cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes:
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano