Apagão na França: Cannes fica sem luz em meio ao festival de cinema

Cerca de 160 mil domicílios ficaram sem energia na manhã deste sábado (24).

Author
Publicado em 24/05/2025 às 09:30h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 24/05/2025 às 09:30h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
Com geradores, festival de cinema manteve atividades (Imagem: Shutterstock)

O Sul da França ficou sem energia elétrica na manhã deste sábado (24), em meio à realização do festival de cinema de Cannes.

💡 Segundo a operadora de energia local, a RTE; o apagão atingiu cerca de 160 mil domicílios de Cannes e de municípios vizinhos.

O problema teve início por volta das 10h e continuava até perto das 13h locais. Um incêndio em uma subestação é apontado como a causa do problema.

O apagão é registrado menos de um mês depois de Portugal, Espanha e partes da França terem ficado horas sem luz. A razão desse incidente, por sua vez, ainda não foi esclarecida.

Festival de Cannes

Apesar de ter afetado a cidade de Cannes, o apagão não deve atrapalhar o encerramento do festival de cinema que ocorre anualmente na região.

🎥 Segundo relatos publicados nas redes sociais, a exibição de filmes só foi interrompida por cerca de 30 segundos, pois o local do festival conta com geradores de energia elétrica.

A organização do festival informou ainda que a cerimônia de encerramento está mantida para este sábado (24).

Uma produção brasileira concorre ao grande prêmio do festival, a Palma de Ouro. É o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho.

O filme conta a história de Marcelo, um professor de tecnologia interpretado por Wagner Moura, que sai de São Paulo para Recife, sua cidade natal, em meio à ditadura militar.

A expectativa é de que a produção entre em cartaz nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano.