Adeus ao cartão de crédito? Pix parcelado já tem data para estrear

BC também anunciou Pix em garantia, para antecipação de recebíveis

Author
Publicado em 04/04/2025 às 12:23h - Atualizado 21 horas atrás Publicado em 04/04/2025 às 12:23h Atualizado 21 horas atrás por Wesley Santana
Pix é o sistema de pagamento instantâneo oficial do Brasil (Imagem: Shutterstock)

O Banco Central anunciou novas funcionalidades para o sistema de pagamento instantâneo. A partir de setembro, o Pix contará com a função de parlamento, sem a necessidade de um cartão de crédito.

📱 O serviço vai funcionar como uma modalidade de crédito pessoal, em que o consumidor faz o pagamento na hora e pode dividir o total em parcelas. Segundo o órgão, a taxa de juros seguirá o padrão do cartão de crédito.

O grande diferencial é que o recebedor do montante terá acesso ao valor total na hora da transação. Alguns bancos já oferecem essa possibilidade atualmente, atrelado ao limite do cartão.

O Pix parcelado tem um foco especial no varejo, que oferece produtos e serviços com valor elevado. No entanto, os usuários poderão fazer transações por meio desta funcionalidade para qualquer pessoa, inclusive com transferência.

Outra novidade é o Pix em garantia, esse mais indicado para empreendedores e pequenos empresários. Com base em recebíveis futuros, os estabelecimentos comerciais poderão usar seus créditos para fazer aquisições.

💰 Leia mais: Lula assina decreto que antecipa 13º para aposentados e pensionistas

Isto é, as lojas que têm um Pix agendado, por exemplo, poderão usar essa promessa de pagamento antes da data de efetivação. A funcionalidade se parece com a antecipação de recebíveis já disponível para os lojistas que contam com máquinas de cartão.

Por fim, a autarquia também anunciou o autoatendimento para o Mecanismo Especial de Devolução. Com início agendado para outubro, essa será uma plataforma virtual para receber solicitações de vítimas de fraudes, golpes e crimes.

Os usuários lesados poderão contestar as transações no próprio aplicativo do seu banco, sem necessidade de esperar por um atendimento humano como acontece hoje. Eles também poderão consultar o status da reclamação no mesmo app.

O BC espera que essa modernização acelere os pedidos de devolução e dê soluções rápidas aos problemas de milhares de pessoas que sofrem golpes no país por meio do Pix.