Rankings - Maiores Dividend Yield

Ranking
Setor

O que é Dividend Yield e como calcular o DY de uma ação?

Este ranking apresenta as empresas que estão pagando os maiores dividendos da bolsa de valores atualmente. Esta lista é sempre atualizada de acordo com o anúncio de novos proventos por parte dos ativos.

Qual a diferença entre dividendos e proventos?

Popularmente, os dividendos são associados como a única forma que uma empresa distribui seus lucros. No entanto, os dividendos são apenas um tipo específico de provento. Além dos dividendos, os ativos também podem distribuir JCPs (Juros sobre Capital Próprio), Bonificações, Subscrição, entre outros. Todos esses benefícios são considerados proventos.

O que é Dividend Yield (DY)?

O Dividend Yield (ou DY) é uma métrica criada para medir a rentabilidade dos dividendos de um ativo em relação ao preço de suas ações. O DY representa qual foi o retorno, em porcentagem, pago ao acionista em relação ao ativo adquirido. O cálculo é feito com dados dos últimos 12 meses e nos valores das ações atualizadas.

Como funciona o cálculo do Dividend Yield?

Para descobrir o Dividend Yield de um ativo, basta dividir o valor dos dividendos pagos pelo preço unitário da ação. No final, multiplique por 100 para obter o valor em porcentagem.

Vamos a um exemplo prático:

PETR4 (Petrobrás)
Cotação: R$ 33,39
Dividendos: R$ 16,356763 (somatória dos proventos dos últimos 12 meses)

Fórmula:

$$ DY = \frac{\text{Dividendos}}{\text{Valor da Ação}} \times 100 $$

Portanto:

$$ DY = \frac{16,356763}{33,39} \times 100 = \text{48,98%} $$

Resultado: neste exemplo, esse ativo pagou 48,98% por ação em proventos para o investidor nos últimos 12 meses.

Vale ressaltar que nenhuma métrica deve ser utilizada de forma isolada para tomar decisões de investimento. É necessário analisar outros indicadores fundamentalistas e o contexto do setor em que a empresa atua e a atual conjuntura econômica.